O câncer de mama é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células malignas nos tecidos mamários. Os seios são compostos principalmente por lóbulos (glândulas produtoras de leite), ductos (tubos que transportam o leite até o mamilo) e tecido conjuntivo (que inclui gordura e tecido fibroso), sendo que o câncer pode ter início em diferentes partes da mama, mas a maioria dos casos se origina nos ductos (carcinoma ductal) ou nos lóbulos (carcinoma lobular), que, se não tratados, podem se espalhar para outras partes do corpo.
Este tipo de câncer é uma das principais causas de óbito por câncer em mulheres, representando um total de 11,7% do total de novos casos no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o Brasil terá cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama anualmente no triênio de 2023–2025.
Diante deste cenário, um estudo publicado na revista Public Health in Practice, observou que campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, desempenham um papel fundamental na promoção da detecção precoce da doença e no aumento do número de exames realizados.
Este conteúdo aborda a importância do Outubro Rosa e a relevância do treinamento médico especializado, para a melhoria do diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
O Impacto do Outubro Rosa na triagem de câncer de mama
O Outubro Rosa visa aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos. O estudo em questão, demonstra um aumento significativo no número de exames realizados nos meses de outubro, novembro e dezembro. Durante o período estudado (2017 a 2021), houve um aumento de 33%, 39% e 22% respectivamente. Esses dados evidenciam o impacto positivo da campanha na promoção da saúde pública.
Apesar do sucesso do Outubro Rosa em aumentar a adesão aos exames de triagem, os resultados sugerem que essas iniciativas precisam ser contínuas ao longo do ano. Em muitos casos, a realização dos exames preventivos cai drasticamente nos meses fora do período da campanha, o que pode comprometer a detecção precoce e o tratamento eficaz do câncer de mama. Outro ponto importante para a precisão destes exames é o treinamento médico intensivo e adequado para atender a demanda.
Outubro Rosa e o treinamento médico contínuo
O Outubro Rosa tem um impacto na triagem do câncer de mama no Brasil, aumentando o número de exames preventivos realizados e, consequentemente, promovendo a detecção precoce da doença. No entanto, para que esses esforços sejam realmente eficazes, é preciso haver um treinamento contínuo e especializado dos profissionais de saúde.
No estudo “O Outubro Rosa impacta realmente o rastreamento do câncer de mama?” foi observado que a maioria dos exames realizados fora da faixa etária recomendada pelo INCA (50 a 69 anos) ocorreu devido a recomendações divergentes de outras sociedades médicas. Isso ressalta a importância de um treinamento que alinhe os profissionais às diretrizes nacionais e internacionais, garantindo uma triagem eficiente e reduzindo o risco de diagnósticos errôneos.
O aumento na demanda por exames durante a campanha exige que os profissionais estejam bem preparados para realizar exames precisos e interpretar resultados com competência. Para isso, o treinamento utilizando simuladores permite que médicos e técnicos aprimorem suas habilidades de maneira repetitiva e segura, sem que haja consequências para os pacientes. Com isso, a Gphantom desenvolve soluções para o treinamento de profissionais de saúde, reproduzindo propriedades clínicas da ultrassonografia e permitindo a interação com instrumentos médicos em um ambiente seguro e controlado.
Gphantom Mama no treinamento médico
O simulador Gphantom Mama, foi desenvolvido para o treinamento de biópsia guiada por ultrassom e diagnóstico por imagem. Ele possui onze estruturas internas, com seis propriedades diferentes de ecogenicidade. Essa configuração possibilita o treinamento de biópsia por agulha fina (PAAF) e outros procedimentos como o de CORE biópsia.
Este simulador é uma ferramenta para o treinamento exaustivo de profissionais, aumentando sua confiança e competência na realização de procedimentos complexos. O treinamento contínuo auxilia na mitigação de eventuais constrangimentos aos pacientes e a alcançar a excelência na execução de exames relacionados ao diagnóstico do câncer de mama.
Investir na formação e treinamento médico adequados e contínuos auxilia na garantia de um futuro com excelência no atendimento, beneficiando os profissionais e os pacientes. Acesse agora a nossa loja virtual e adquira seu simulador Gphantom Mama para contribuir diretamente para a melhoria dos cuidados dos seus pacientes.
Gphantom: aprenda, pratique, aprimore.
Referências
Marcelo Antonini, Denise Joffily Pereira da Costa Pinheiro, Gisela Rosa Franco Salerno, Ana Beatriz Tavares de Moura Brasil Matos, Odair Ferraro, André Mattar, Reginaldo Guedes Coelho Lopes, Juliana Monte Real. Does Pink October really impact breast cancer screening? Public Health in Practice. Volume 4, 2022, 100316. ISSN 2666-5352. https://doi.org/10.1016/j.puhip.2022.100316.
Radar do Câncer. Mama. Disponível em: https://www.radardocancer.org.br/cancer-mama. Acesso em: 20/06/2024.
Instituto Nacional de Câncer (INCA). Detecção precoce. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/acoes/deteccao-precoce. Acesso em: 20/06/2024.
Instituto Nacional de Câncer (INCA). Incidência. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/dados-e-numeros/incidencia. Acesso em: 20/06/2024.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Outubro Rosa aumenta em até 39% a realização de mamografias realizadas pelo SUS. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hupes-ufba/comunicacao/noticias/outubro-rosa-aumenta-em-ate-39-a-realizacao-de-mamografias-realizadas-pelo-sus. Acesso em: 20/06/2024.
Comments